Termos & Condições de Aluguel de Peças - My Closet

O My Closet é uma plataforma criada com muito carinho e propósito para atender as necessidades cada vez maiores de uma economia circular, sustentável e inclusiva. Nosso intuito é prolongar o tempo de uso das peças e, assim, sua utilidade, bem como a acessibilidade, a redução do consumo e em consequência do descarte e todos os efeitos nocivos desse ciclo de consumo, promovendo a integração e a conscientização das pessoas. A indústria da moda é reconhecidamente uma das mais poluentes do mundo, com problemas trabalhistas de exploração de mão-de-obra irregular entre outros problemas graves. Nós podemos fazer mais e melhor para combater essa situação. Dar uma nova finalidade para aquelas peças encostadas no armário, fazer uma renda extra e o dinheiro circular entre as pessoas e não as empresas é uma forma de empoderamento dos indivíduos. Assim sendo, é uma plataforma criada por e para nós, e para isso ela precisa da contribuição de cada membro para que ela continue fiel aos seus valores e propósitos. Nesse sentido, desenvolvemos os termos e condiçôes de uso da plataforma, obrigatório para a locação de trajes e acessórios:

  • Novos membros: Só serão aceitos membros residentes no Japão e por indicação pessoal. A confiança e a responsabilidade de cada membro são essenciais para o bom funcionamento da plataforma. 

  • Assinatura do clube: a plataforma cobra uma taxa simbólica de inscrição dos membros, não apenas para contribuir com a manutenção da plataforma, bem como a confirmação da identidade dos membros. Assim garantimos a segurança de todos.

  • Responsabilidade individual: A plataforma não se responsabiliza pelas transações e eventuais problemas, devendo cada membro assumir responsabilidade individual pela sua conta, os pagamentos efetuados, devoluções e outros. Por não interferir nos valores cobrados e não receber nenhum valor sobre as transações, eventuais taxas de operações financeiras para o pagamento acordado entre as partes (seja via depósito bancário ou qualquer meio eletrônico) não são de nossa responsabilidade.

  • Respeito mútuo: As pessoas têm diferentes pontos de vista, portanto fique à vontade para discordar respeitosamente. Por favor, seja gentil e cordial sempre.

  • Respeitar a privacidade alheia: Estar nesse grupo depende da confiança que temos uns nos outros. As postagens são de caráter privado do clube, portanto o que é dito e publicado no grupo deve permanecer nele. Vazamentos de conteúdo serão punidos com banimento imediato sem direito a ressarcimento da mensalidade paga e passível das sançôes previstas em lei bem como os custos com o processo.

  • Bom senso: Antes de disponibilizar uma peça para aluguel, tenha em mente os possíveis danos à peça. Não o faça com peças de estimação ou cujos danos/perda para você sejam inestimáveis. Mesmo tendo cuidado, acidentes podem ocorrer.
    Ao alugar de alguém, tenha cuidado e responsabilidade com a peça e a plataforma. 

  • Anúncios: Devem conter na descrição do item: tamanho, eventuais defeitos préexistentes, valor da peça (em caso de necessidade de indenização ou venda), se o item está disponível também para venda e se a pessoa aceita negociar itens como comprovante de lavanderia. 

  • Upload de fotos e vídeos: Não serão permitidos conteúdos de nudez ou impróprios. Mantenham a plataforma um ambiente saudável e acessível por todos. O não cumprimento deste item será passível de advertência e banimento da plataforma em caso de reincidência.

  • Peças não aceitas: Não serão aceitas para locação: peças íntimas, máscaras, trajes de banho ou quaisquer outros itens que por motivos sanitários não devam ser compartilhados.

  • Violação de direitos autorais e marca registrada: Ao compartilhar posts, imagens e outros conteúdos de outras pessoas, não infrinja seus direitos autorais ou reivindique os materiais de outras pessoas como seus.

  • Nenhum tipo de assédio: Assédio sexual, moral ou ofensa a um membro desse grupo não é permitido e não será tolerado. Nesse sentido, postagens podem e serão usadas inclusive na esfera criminal para reparação do dano causado.

  • Sem spam: Não é permitido enviar spam para outros membros desse grupo. Quem o fizer será removido imediatamente.

  • Advertências e banimento: Membros que não seguirem as regras serão advertidos e notificados por e-mail. Em caso de 3 advertências serão removidos do clube sem direito a reembolso da mensalidade paga. 

  • Preenchimento obrigatório do formulário de locação: Para alugar uma peça, o preenchimento do formulário é obrigatório. Isso é importante para proteção de ambos os lados.

  • Comprovante de lavanderia: As roupas devem ser devidamente enviadas à lavanderia antes (pelo proprietário) e depois (pelo locatário) da locação e os comprovantes enviados às partes. Os custos com a lavanderia são de responsabilidade de cada parte. Entretanto, se houver acordo entre as partes quanto à isenção deste item por quaisquer circunstâncias, a plataforma não se responsabiliza pela negociação e suas consequências.

  • Prazos: o tempo de locação padrão é de 7 dias corridos, contados a partir do recebimento da peça até o envio para devolução, tendo o proprietário até 3 dias para enviar a peça. Observem que está incluso o prazo para envio à lavanderia para que não haja atrasos ou multas. Pode-se ainda estender esse prazo, num acordo entre as partes.

  • Despesas de envio: Despesas com embalagem e envio das peças ficam por conta das partes envolvidas. Por padrão recomendamos o envio por chakubarai, tanto para envio quanto para devolução.

  • Anúncios: ao anunciar uma peça, disponibilize o valor da peça e não apenas do aluguel. O não cumprimento deste termo, isenta o locatário do pagamento de indenização em caso de dano, roubo ou perda.

  • Multas: Atraso na devolução: 50% o valor do aluguel por dia de atraso. 
    Por danos permanentes à peça: o valor da peça anunciado. 
    Não enviar à lavanderia: valor da lavanderia+50% valor da locação, a menos que a sua isenção tenha sido acordada entre as partes.

  • Banimento: o membro será banido sem aviso prévio ou ressarcimento da mensalidade paga em caso previsto nesses termos e condições. Ainda será cobrado por eventuais pendências, podendo-se recorrer a cobrança judicial bem como as custas do processo.

  • Não pagamento das multas: Banimento imediato do clube. 

  • Compra do item alugado: se houver interesse de compra/venda do item, a negociação pode ser feita entre as partes diretamente. 

  • Danos irreparáveis, roubo ou perda de peças: Em caso de dano irreparável, roubo ou perda da peça alugada, o usuário pagará indenização ao membro lesado, 3x o valor da peça. Por isso, tenham cuidado no uso da peça.