Como lavar e quais os cuidados com os absorventes ecológicos?

Lavanderia de suspensão

Muita gente fica em dúvida sobre como lavar seus absorventes ecológicos, se é complicado, etc. Vamos esclarecê-las aqui então:

Por se tratar de sangue menstrual, o ideal é que sejam lavados com água fria para facilitar a remoção de manchas, e pela sua finalidade estando em contato com a vulva, que se usem substâncias bactericidas e fungicidas que não causem irritações na região íntima. Nós recomendamos o uso de sesquicarbonato de sódio (um pouco diferente do bicarbonato de sódio) pelas suas propriedades alcalinas e maior eficiência na remoção de 

manchas de sangue (e para lavagem de roupas em geral como manchas de gordura e outros), podendo ainda se utilizar vinagre de maçã na água em que se deixará de molho o absorvente ecológico. Sendo conhecido como um produto que não agride o meio ambiente. Não recomendamos lavar em máquina junto com a roupa normal pois além do amaciante de roupas prejudicar a capacidade de absorção, ele pode causar irritações quando em contato com a pele e mucosa.

     Os absorventes ecológicos tendem a ficar melhores com o uso pois vão se moldando ao corpo, além de aumentar seu poder de absorção, reduzindo riscos de vazamentos.

     Não recomendamos o uso por tempo muito prolongado, pois a umidade favorece a proliferação de microorganismos, facilitando infecções. O ideal é a troca regular dos mesmos ao longo do dia. Se você tem medo de algum cheiro ao colocar na sua bolsa quando estiver fora de casa, você pode guardá-los em saquinhos com vedação (tipo ziploc) sem nenhum receio. Isso também ajuda a manter a umidade e facilita na remoção de manchas durante a lavagem.

     Procure pendurar para secar em locais bem arejados e com boa luminosidade natural, assim como guardar em locais secos e arejados. O tempo de secagem varia de acordo com essas condições e a espessura do absorvente, por isso tenha em mente esses fatores na hora de comprar a quantidade e os tipos de absorventes, bem como o ritmo e o fluxo da sua menstruação para que você não fique na mão. 

     Em nosso blog falamos muito sobre o universo feminino, e o uso de absorventes ecológicos trará certamente muitos benefícios não somente ao meio ambiente mas a sua saúde íntima também! Menos cólicas, um período mais curto, sem odores, maior consciência corporal e autoestima, além de menos poluição ambiental. Precisa de mais motivos para começar hoje?

sesquicarbonate.jpg
sesquicarbonate1.jpg
s-l300.jpg